segunda-feira, 21 de março de 2011

Cap. 7

Nove da manhã quando cheguei em casa. A mesa posta para o café. Adoro pão quente com margarina. Tia Ruth veio do corredor com bobs no cabelo e a cachorrinha no colo.

— Comendo pão?

Tia Ruth é a irmã mais velha do meu velho. O que sempre fez dela duplamente velha. Desde que meus coroas saíram pra comprar cigarros e nunca mais voltaram, me criou. Depois de se aposentar da escola, Tia Ruth passou a se dedicar à micropoodle Lili e a igreja. Com a falta de padre, virou comentarista de novela: “Acabada, a-ca-ba-da, não sei como ainda chamam para encenar”. Mas sabe qual a grande especialidade de Tia Ruth? Perguntas que conhece a resposta.

— Não dormiu em casa?

— Plantão do Miles na pousada. Perdemos a hora jogando carta — respondi. Tirei a louça para a pia.

Menino direito, trabalhador esse Miles. Ótimas notas. É o que diziam as professoras, ex-colegas de Tia Ruth. Por isso, era protagonista de todas as desculpas.

— Estranho, o italiano ligou cedo — Tia Ruth servia a xícara de café. —Reclamou de você tocando violão na praça em plena madrugada.

Não era a primeira ligação do italiano. Achava que eu era folgado porque recusei a ótima proposta que me fez. Meio salário mínimo para acordar todo dia às quatro da manhã, amassar pão, derreter junto ao forno pra abrir a padaria às sete, pontualmente. Oportunidade de ouro para quem está começando. Gringo cara de pau.

— O homem só quis ajudar — disse Tia Ruth. Deu um pedaço de pão para Lili.

— Esse é o problema de South Lake, tem muita gente assim querendo ajudar.

— Hoje é a primeira missa do novo padre — disse Tia Ruth. — Você podia tocar.
Depois de tanto tempo da primeira comunhão, nem lembrava como tocar as músicas da igreja. Fui para o quarto.

— Ok. Só espero que não se meta no show desses Bastardos.

Tia Ruth podia ficar tranquila, meus planos eram outros.

4 comentários:

  1. Oi, Mauro. Só agora vi a resposta do post abaixo.

    Escrevo por aqui:

    http://www.distantestrovoes.blogspot.com/

    Abaixo do post atual tem um fragmento de novela, mais um link para o primeiro conto. Legal que estás conseguindo manter a constância (confesso que ando com dificuldade nessa parte...).

    Bom, vamos nos falando.

    Abraço e segue escrevendo!

    ResponderExcluir
  2. Massa, cara.

    Nessa semana estou cheio de trabalho aqui na agência, mas já coloquei na minha agenda de final de semana ler teu blog.

    Depois que ler com calma, comento.

    Obrigado por passar por aqui tão seguindo.

    Abraço,

    ResponderExcluir
  3. Mas tem que ser pão novinho... Hehe
    Valeu pelo comentário Taíssi.

    ResponderExcluir